Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Mudança no critério para concessão do novo Auxílio Brasil limita o número de beneficiários do programa, que precisam ter renda mensal de até 200 REAIS por pessoa na família.
No antigo Bolsa Família o valor era de até 178 REAIS.
O reajuste aplicado para concessão do novo benefício foi de 12 POR CENTO, enquanto a inflação ficou próxima de 21 POR CENTO.
Se o teto fosse corrigido pela inflação, deveriam estar aptos para receber o benefício aquelas famílias com renda de até 215 reais por pessoa.
Desde 2004, quando foi implantado o Bolsa Família – que cede lugar para o Auxílio Brasil – o limite de renda per capita deveria ser de 263 REAIS 60 CENTAVOS com a correção da inflação de todo o período.
O valor ainda fica fora dos critérios internacionais da linha de pobreza utilizados pela Organização das Nações Unidas e pelo Banco Mundial.
É considerada em situação de extrema pobreza a família com renda diária de até UM DÓLAR 90 CENTAVOS por pessoa – equivalente, hoje, a 313 REAIS mensais.
Com os valores fixados pelo governo brasileiro menos pobres terão acesso ao benefício, que pode sofrer questionamentos no Supremo Tribunal Federal e passar por revisão por força de lei.