Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Casos de cirrose hepática já ultrapassam os acidentes automobilísticos, como principal causa de morte atribuída ao consumo de álcool no Brasil.
O dado é do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool, o Cisa, e foi divulgado pelo Instituto Brasileiro do Fígado, o Ibrafig, que chama a atenção para o crescimento da ingestão de bebidas alcoólicas no País.
E quanto mais álcool, maiores são os danos para o organismo, como explica a hepatologista Rita Silva, médica do Setor de Transplante de Fígado do Hospital de Base de São José do Rio Preto, no interior paulista, e integrante da Sociedade Brasileira de Hepatologia e do Ibrafig:
Sonora
A quantidade de álcool ingerida pelos brasileiros foi medida por uma pesquisa do Instituto Datafolha, feita no mês de setembro a pedido do Ibrafig.
A médica diz que os dados confirmam a alta no consumo de bebidas alcoólicas:
Sonora
O consumo excessivo de álcool é fator de risco para doenças do fígado, que geralmente evoluem de forma silenciosa ao longo dos anos, alerta a hepatologista Rita Siva.
E de acordo com a especialista, isso se acentuou durante a pandemia de Covid-19:
Sonora
É importante que as pessoas busquem ajuda para tratar sintomas como ansiedade, medo e insegurança.
A médica reforça ainda que não existem fórmulas mágicas tratar a ressaca e que a principal medida é ingerir bastante água .
Para saber mais sobre os cuidados que devem ser tomados em relação ao fígado, acesse as redes sociais do Ibrafig, no endereço @tudosobrefigado e na página tudosobrefigado.com.br.
Fonte: Agencia Radio2