Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
15 em cada 100 pessoas do Brasil com mais de 10 anos de idade não acessaram a internet no ano passado.
É o que revelam números da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, a Pnad, Contínua, Tecnologia da Informação e Comunicação, feita no 4º trimestre de 2021 e recém-divulgada pelo IBGE.
Essa porcentagem equivale a aproximadamente 28 milhões e 200 mil habitantes o que, por outro lado, também significa dizer que 155 milhões e 700 mil habitantes brasileiros com 10 anos ou mais acessaram, no ano passado, a rede mundial de computadores.
Por causa da pandemia de covid-19, a pesquisa não foi feita em 2020 por isso o IBGE comparou os números com resultados de 2019. Naquele ano, 20,5% da população brasileira acima de 10 anos de idade que afirmou não ter usado a internet, o que equivalia a 36 milhões e 900 mil pessoas.
O levantamento também apontou que a internet, no ano passado, chegava a 90% dos domicílios do país, com alta de 6 pontos percentuais.
Pela primeira vez desde 2016, segundo o IBGE, houve mudança significativa no ranking de dispositivos mais usados nos lares brasileiros para acessar a Internet. O celular continuou na liderança, mas a televisão superou o microcomputador, como detalha a analista do Instituto.
O tipo de conexão também mudou. O acesso por banda larga móvel caiu enquanto o percentual da banda larga fixa aumentou.
Ainda de acordo com os dados divulgados pelo IBGE, as regiões Centro-Oeste e Sudeste do país lideram uso de internet. Já Norte e Nordeste têm os menores índices de conectividade.