Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
E isso deve ocorrer já em 2029. É o que revela um estudo realizado por um grupo de cientistas em parceria com líderes indígenas.
O alerta que eles fazem é que depois de anos de aumento nos índices de desmatamento e queimadas o bioma pode estar chegando a um ponto de não retorno.
A agropecuária seria a principal responsável pela devastação na região da Amazônia, segundo o estudo. Isso porque a área florestal voltada para a agricultura triplicou desde 1985. E, por outro lado, o desmatamento da floresta tropical para a criação de gado causou cerca de 2% das emissões anuais de gases do efeito estufa no mundo.
Os especialistas se preocupam, especialmente, com as queimadas.
O fogo prejudica o mecanismo de chuva na floresta, o que aumenta a seca. Mas existe esperança: os autores do levantamento dizem que dá para proteger 74% da Amazônia e restaurar até 6% das áreas degradadas.
Só que, para isso, é preciso agir já. A recomendação é que a região seja administrada junto com as comunidades indígenas. Além disso, que cada país que integra a Amazônia faça um plano de ação para proteger 80% do território até 2025.