Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Nesta quinta-feira (9), o Ministério das Mulheres informou que está apurando denúncias de abuso a meninas e mulheres em abrigos que acolhem vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Os relatos foram feitos durante uma reunião na última terça-feira (7) com 40 representantes de movimentos e entidades sociais, incluindo o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM), o MST, o MAB e a ABMCJ.
Apesar de não haver detalhes sobre os casos, a ministra Cida Gonçalves afirmou que será organizada uma visita imediata aos abrigos para investigar denúncias e garantir a segurança das mulheres e meninas. O objetivo é criar uma rede de apoio e identificar medidas para evitar a violação de direitos.
As enchentes no RS já deixaram 107 mortos, 67.542 desabrigados e 164.583 desalojados, afetando 1,47 milhão de pessoas. O reconhecimento de situação de calamidade pública pelo Congresso permitirá o envio de recursos emergenciais para o estado, agilizando o processo sem passar por etapas burocráticas.
Além disso, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania disponibilizou novos canais do Disque 100 para receber denúncias relacionadas às enchentes. A população pode ter a opção 0 para informar sobre desaparecidos e utilizar outras opções para solicitar resgates, pedir ajuda aos municípios afetados ou oferecer voluntariado e doações.