Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Em outubro, mais de 153 milhões brasileiros vão às urnas para escolher novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.
Nos meses que antecedem o pleito, temas que podem impactar o processo de alguma maneira ganham força.
Há poucos dias, por exemplo, a Ordem dos Advogados do Brasil seção São Paulo realizou o II Congresso Paulista de Direito Eleitoral.
Pré-campanha, propaganda eleitoral, igualdade de gênero nas candidaturas e prestação e contas dos partidos foram alguns dos temas debatidos com o objetivo de aperfeiçoar a experiência de sucesso que o Brasil tem em conduzir eleições democráticas, como destaca o vice-presidente da secional paulista.
Um dos temas que é foco dos especialistas em direito eleitoral, neste momento, é a Inteligência Artificial.
Para Leonardo Sica, um dos principais desafios do processo eleitoral esse ano, assim como foi em eleições recentes, são as redes sociais e disseminação de fake news, já que a desinformação pode influenciar o eleitorado, distorcer o debate político e prejudicar candidato.
Vale lembrar que já estão em vigor restrições maiores em relação ao uso de mídias sociais no processo eleitoral deste ano.
Plataformas como X, o antigo Twitter, e o Youtube, por exemplo, não permitem mais que conteúdos políticos sejam pagos.
O vice-presidente da OAB-SP, Leonardo Sica, afirma que o eleitor deve ficar atento à legislação eleitoral. Esse conhecimento vai nortear o eleitor na hora de escolher seu voto. Candidatos que violam regras podem, na avakiação de Sica, não ser tão confiáveis.