Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, tornou-se alvo de uma ação judicial nos Estados Unidos. A ação foi movida pela Trump Media & Technology Group, empresa ligada ao ex-presidente Donald Trump, e pela plataforma de vídeos Rumble. A ação, protocolada em um tribunal federal na Flórida, acusa Moraes de censura ilegal ao ordenar a remoção de contas de influenciadores de direita brasileiros, incluindo Allan dos Santos, da plataforma Rumble.
As empresas alegam que as ordens de Moraes violam a Primeira Emenda da Constituição dos Estados Unidos. Portanto, que garante a liberdade de expressão, ao interferir em discursos políticos legítimos no país. A Trump Media & Technology Group, proprietária da plataforma Truth Social, argumenta que, embora não tenha sido diretamente afetada pelas ordens de Moraes, depende da tecnologia da Rumble. Isso tornando-se indiretamente prejudicada.
Este processo ocorre em um contexto de tensões políticas entre os Estados Unidos e o Brasil, especialmente após a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, aliado de Trump, por suposto envolvimento em um plano de golpe de Estado. Moraes é o relator desse caso no STF.
Até o momento, o ministro Alexandre de Moraes não se manifestou publicamente sobre a ação movida contra ele nos Estados Unidos.