Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Acabar com a poluição do plástico é, sem dúvida, um dos maiores desafios da atualidade.
Uma garrafa de plástico, por exemplo, leva ao menos 450 anos para de decompor e desaparecer no meio ambiente.
A verdade verdadeira, segundo os especialistas, é que o plástico, produto derivado do petróleo, nunca se degrada completamente na natureza… apenas se quebra em pedaços cada vez menores – pedaços que vão contaminando solo, rios, oceanos…
Países dos quatro cantos do planeta têm medidas para estimular a cadeia de reciclagem do plástico e, ao mesmo tempo, desestimular cada vez mais o uso do chamado plástico de uso único, como canudos e talheres descartáveis, na tentativa de fazer com que cada vez menos esse tipo de lixo polua a natureza.
No entanto, mesmo com todas as restrições mundo afora, regulamentações rígidas em algumas nações, a produção de plástico poluente de uso único aumentou de 2019 a 2021.
Relatório divulgado por uma fundação internacional, batizado de Índice de Fabricantes de Resíduos Plásticos, revela que o mundo gerou 139 milhões de toneladas métricas de resíduos plásticos de uso único em 2021, 6 milhões de toneladas a mais do que em 2019, quando o primeiro índice foi lançado.
Se acordo com o documento, esse aumento foi impulsionado principalmente pelo uso maior de embalagens flexíveis, como sachês, por exemplo