Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O Papa Francisco teve mais uma noite tranquila no Hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma, onde está internado para tratar uma pneumonia bilateral. A atualização foi divulgada pelo Vaticano nesta quarta-feira (12).
Na noite de terça-feira (11), a Santa Sé informou que o quadro de saúde do pontífice permanece estável, com leves melhoras graduais. Francisco, de 88 anos, continua recebendo oxigenação de alto fluxo por meio de cânulas nasais e segue as terapias prescritas. Ainda não há previsão de alta.
Francisco está internado desde o dia 14 de fevereiro. Inicialmente, foi diagnosticado com bronquite, mas o quadro evoluiu para uma infecção polimicrobiana nas vias respiratórias. No dia 20 de fevereiro, uma tomografia revelou pneumonia bilateral, que afeta os dois pulmões.
Esta é a quarta hospitalização do Papa em quatro anos – e a mais longa até agora. A primeira ocorreu em 2021, devido a uma cirurgia para tratar diverticulite. As outras duas foram em março e junho de 2023, por bronquite infecciosa e risco de obstrução intestinal, respectivamente.
Apesar do quadro de saúde delicado, o Vaticano afirmou que Francisco mantém o bom humor e cumpre agendas no hospital. Na terça-feira, ele acompanhou virtualmente a nova sessão de exercícios espirituais da Quaresma.
Além disso, o pontífice recebeu a Eucaristia e foi à capela do hospital para um momento de oração. A rotina mostra que Francisco segue ativo, mesmo durante a internação.
Na terça-feira, Francisco enviou um telegrama ao Arcebispo de Bahía Blanca, Carlos Alfonso Azpiroz Costa, lamentando as inundações que atingiram a cidade argentina. Pelo menos 16 pessoas morreram, e três estão desaparecidas, incluindo duas irmãs de um e cinco anos.
“Ofereço fervorosas orações pelo descanso eterno dos falecidos. Ao mesmo tempo, desejo expressar minha proximidade espiritual a toda a população, suplicando ao Senhor que conceda conforto aos enlutados e a todos aqueles que estão sofrendo nestes momentos de dor e incerteza”, escreveu o Papa na mensagem.
A saúde do Papa Francisco tem preocupado fiéis ao redor do mundo. Apesar das internações frequentes, ele segue demonstrando resiliência e dedicação às suas funções.
Mensagens de apoio e orações têm sido enviadas ao pontífice, que completa 88 anos em dezembro. A comunidade católica espera que ele se recupere completamente e retome suas atividades normais.
O Vaticano continuará monitorando o quadro de saúde de Francisco e divulgando atualizações. Enquanto isso, o pontífice segue em tratamento, com foco na recuperação completa.
A internação mais longa de seu pontificado reforça a importância de cuidados médicos adequados. A expectativa é que Francisco receba alta assim que seu estado de saúde permitir.