Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Um levantamento da Genial/Quaest, divulgado nesta quinta-feira (3), mostra que, em um eventual segundo turno das eleições presidenciais de 2026, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) estão tecnicamente empatados, dentro da margem de erro. A pesquisa, que ouviu 2.004 pessoas entre 27 e 31 de março, com margem de erro de 2 pontos percentuais, aponta que Lula teria 44% das intenções de voto, contra 40% de Bolsonaro, com 3% de indecisos e 13% de votos brancos, nulos ou abstenções.
A pesquisa testou oito possíveis disputas no segundo turno, com Lula enfrentando diferentes nomes da direita:
Em todos os cenários, Lula venceria, mas a disputa mais acirrada seria contra Jair Bolsonaro, que, no entanto, está inelegível até 2030 por decisão do TSE.
Se Bolsonaro não puder concorrer, os nomes mais citados para representar a direita são:
A pesquisa reforça o cenário de polarização extrema na política brasileira, com Lula e Bolsonaro mantendo bases sólidas, mas também altas taxas de rejeição. Enquanto Lula lidera em todos os cenários de segundo turno, a indefinição sobre quem representará a direita em 2026 – caso Bolsonaro não possa concorrer – ainda deixa o campo aberto para disputas internas.