Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O IPCA-15, indicador medido pelo IBGE e considerado prévia da inflação oficial do país, ficou em 0,58% neste primeiro mês do ano.
Desacelerou em relação ao índice de 0,78% registrado em dezembro.
Segundo o IBGE, o resultado da prévia da inflação em janeiro foi influenciado pelo recuo de 0,41% no grupo transportes, que foi o único dos 9 grupos pesquisados que registrou queda.
Essa queda, por sua vez, veio em razão do recuo de quase 1,8% dos preços da gasolina e de mais de 18% nos custos das passagens aéreas.
Além disso, etanol e gás veicular também tiveram variações negativas no período entre 14 de dezembro e 13 de janeiro, comparados aos preços vigentes de 13 de novembro a 13 de dezembro.
Em relação aos outros oito grupos de produtos e serviços pesquisados, que tiveram alta em janeiro, destaque para o grupo de alimentação e bebidas, com alta de 0,97%.
A alimentação no domicílio, por exemplo, acelerou para 1,03%, com os maiores impactos vindo das altas averiguadas no preço da cebola, das frutas, do café moído e das carnes. Por outro lado, houve queda nos preços da batata-inglesa, do arroz e do leite longa vida.
Os dois outros grupos que mais pressionaram o IPCA-15 de janeiro foram Saúde e cuidados pessoais e Habitação.
Nos últimos 12 meses, a alta acumulada do indicador é de 10,20%, abaixo dos 10,42% observados nos 12 meses imediatamente anteriores.
Fonte: Agencia Radio2