Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deve conversar ainda nesta semana com o líder russo, Vladimir Putin, sobre um possível cessar-fogo na Ucrânia. A informação foi divulgada pelo emissário americano para temas internacionais, Steve Witkoff.
A proposta de trégua, com duração inicial de 30 dias, foi aceita pela Ucrânia na última terça-feira (11), após negociações em Riad, na Arábia Saudita, com representantes dos Estados Unidos. O acordo, que pode ser prolongado, tem como objetivo abrir caminho para um eventual tratado de paz.
Embora tenha sinalizado positivamente para a proposta, Putin ressaltou que alguns pontos ainda precisam ser ajustados, incluindo a definição de quem monitorará o cessar-fogo. Além disso, o Kremlin exige que a Ucrânia abandone sua intenção de ingressar na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), o que pode gerar impasses nas tratativas.
A adesão da Ucrânia à Otan é um dos principais motivos do conflito, tendo sido defendida por Kiev antes mesmo da invasão russa, em fevereiro de 2022.
Pelas redes sociais, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou que Putin estaria atrasando o processo diplomático.
“Após a proposta americana de cessar-fogo na linha de frente, a Rússia roubou quase mais uma semana. Faremos tudo para tornar a diplomacia eficaz. Mas todos os dias agora são sobre defender nossa independência, nosso estado e nosso povo”, declarou Zelensky.
O desfecho da conversa entre Trump e Putin pode definir os próximos passos para a redução dos confrontos no leste europeu.